TEMÁTICA

Este espaço tem a finalidade de apresentar tópicos e técnicas usadas na odontologia visando informações básicas e orientação na profilaxia e prevenção da saúde bucal dos pacientes do consultório, além de curiosidades e história da odontologia

13 de jan. de 2010

ANATOMIA E FUNÇÃO DOS DENTES






AS DIFERENTES PARTES DO DENTE
COROA
Parte superior do dente, geralmente a única parte visível. O formato da coroa determina a função do dente. Por exemplo, os dentes anteriores são mais afiados, têm a forma de um cinzel e servem para cortar, enquanto os molares têm superfície plana e servem para triturar os alimentos.
LINHA DE JUNÇÃO DOS DENTES E GENGIVA
Sem a escovação e uso adequado do fio dental, nesta área podem se formar a placa e o tártaro, causando gengivite e outros males.
RAIZ
Parte do dente que está dentro do osso. A raiz, que mantém o dente inserido no osso, constitui mais ou menos dois terços do seu tamanho.
ESMALTE
A camada mais externa da superfície do dente. É o tecido mais duro e mineralizado de todo o corpo humano, mas pode ser danificado se os dentes não forem higienizados adequadamente.
DENTINA
Camada dentária situada abaixo do esmalte. Se a cárie conseguir atravessar o esmalte, ela passa a atacar a dentina, onde há milhões de pequenos túbulos que vão diretamente à polpa do dente.
POLPA
Tecido mole situado no centro do dente, onde se encontram o nervo e os vasos sangüíneos. Quando a cárie atingir essa área, as pessoas geralmente sentem dor.
NOMES E FUNÇÃO DOS DENTES
Cada dente tem uma função ou tarefa específica (Consulte a ilustração do arco dental nesta seção e identifique cada tipo de dente):
INCISIVO
Dentes frontais afiados em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) para cortar os alimentos.
CANINOS
Dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos.
PRÉ-MOLARES
Com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos.
MOLARES
Para triturar os alimentos, estes dentes possuem várias cúspides na superfície de mordida.