TEMÁTICA

Este espaço tem a finalidade de apresentar tópicos e técnicas usadas na odontologia visando informações básicas e orientação na profilaxia e prevenção da saúde bucal dos pacientes do consultório, além de curiosidades e história da odontologia

29 de mai. de 2011

PROBLEMAS BUCAIS MAIS COMUNS



placa bacterianaplaca bacteriana
Diariamente, uma camada de bactérias circula na superfície dos seus dentes. Essas bactérias, em contato com os resíduos alimentares e a saliva, formam a placa bacteriana. Apesar de quase invisível, o acúmulo da placa bacteriana é a causa da cárie, tártaro e doenças da gengiva.


gengivitegengivite
O acúmulo da placa bacteriana também tem efeitos na gengiva, que se torna inflamada, inchada e, por vezes, apresenta sangramento. O sangramento gengival é um sinal de doença da genviva. Essa doença é chamada gengivite. Essa situação sem tratamento pode levar a uma forma mais grave do problema.


periodontiteperiodontite
Quando a doença deixa de estar restrita à gengiva(gengivite) e afeta as outras estruturas de suporte dos dentes, principalmente o osso e o ligamento periodontal que o une ao dente, a doença passa a chamar-se periodontite. Formam-se bolsas entre os dentes e a gengiva, que são muito difíceis de higienizar durante a escovação. Isso é um fator que permite a progressão da doença, podendo ocasionar a perda do dente se não tratada a tempo.


tártarotártaro
Se a placa bacteriana não for removida regular e eficazmente, poderá endurecer e formar o tártaro. Uma vez formado, o tártaro só poderá ser removido pelo dentista.


cárie dentária
As bactérias presentes na placa bacteriana produzem ácidos, a partir da nossa alimentação, que podem atacar o esmalte dos dentes. Apesar de o esmalte ser a substância mais dura do nosso organismo, ele é dissolvido por esses ácidos. As lesões provocadas (cáries), se não forem tratadas, vão aumentando de tamanho, podendo levar à perda do dente.
cárie


mau hálitomau hálito
Apesar de poder apresentar outras causas, o mau hálito é frequentemente provocado pelo acúmulo de placa bacteriana e/ou presença de doenças bucais.
A remoção da placa bacteriana é fundamental para ter um hálito fresco, assim como para a manutenção de uma boa saúde bucal.


mau hálito
Sensibilidade Dental é a dor causada pela exposição da dentina em virtude de uma cárie ou fratura dental ou pela retração gengival. Como a raiz é coberta pelo esmalte, os milhares de canalículos dentinários ficam expostos comunicando-se com os prolongamentos do nervo.

Assim, quando alimentos frios, quentes ou doces entram em contato com as extremidades dos nervos através da movimentação de líquidos no interior dos canalículos, estes são estimulados e respondem através da dor.
mau hálito


mau hálitomau hálito
Erosão ácida é o desgaste precoce do esmalte dos dentes e é causada principalmente por alimentos e bebidas ácidas como vinagres, refrigerantes, sucos e frutas ácidas.
Algumas das consequências da erosão ácida são o amarelamento dos dentes, bem como pequenas fissuras, alteração na forma dos dentes e sensibilidade

Fonte: http://www.colgate.com.br/app/OralHealthMonth/BR/Dica1.cvsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário