TEMÁTICA

Este espaço tem a finalidade de apresentar tópicos e técnicas usadas na odontologia visando informações básicas e orientação na profilaxia e prevenção da saúde bucal dos pacientes do consultório, além de curiosidades e história da odontologia

11 de dez. de 2010

As cáries dentárias podem estar com os dias contados?



Pesquisadores identificam enzima que funciona como 'cola' da placa bacteriana

Cáries dentárias
(Comstock)
Um estudo recente decifrou o segredo da placa dentária (ou bacteriana), o que pode determinar o fim da cárie dentária definitivamente. Os pesquisadores Bauke Dijkstra e Lubbert Dijkhuizen identificaram uma enzima chamada glucansucrase, que é essencial para que a placa se fixe aos dentes. Sabendo disso, eles pretendem inserir nas pastas de dentes, ou até mesmo nos doces, alguma substância que iniba a ação dessa substância. 
Observando uma bactéria presente na boca e no aparelho digestivo humano, a Lactobacillus reuteri, os estudiosos perceberam que ela usava a glucansucrase - que ela mesma produz - para converter o açúcar dos alimentos em uma espécie de “cola açucarada”. Assim, ela adere aos dentes, formando a placa e, com algum tempo, a gengivite.
A pesquisa pode trazer, ainda, um ganho duplo. A bactéria Streptococcus mutans, principal culpada pela queda dos dentes, também usa a glansucrase para se agarrar aos dentes. Estabelecida, ela começa a fermentar os açúcares ingeridos e, como subproduto dessa fermentação, libera ácidos. É assim que surgem as cáries. 
Dijkhuizen espera que inibidores da enzima glucansucrase possam impedir a fixação das bactérias ao esmalte do dente. Mas, até agora, essa solução ainda não foi descoberta. "As várias substâncias tentadas não apenas bloquearam a glucansucrase, mas também a enzima digestiva amilase da nossa saliva, que é necessária para degradar amido”, explicou