TEMÁTICA

Este espaço tem a finalidade de apresentar tópicos e técnicas usadas na odontologia visando informações básicas e orientação na profilaxia e prevenção da saúde bucal dos pacientes do consultório, além de curiosidades e história da odontologia

14 de set. de 2010

SANTA APÔLONIA



Foto de Santa Apolônia
Santa Apolônia
Cujo nome de nascimento era Dina, foi batizada com o nome Apollania por seu pai em Alexandria , Egito . Ela tornou-se freira e dedicou-se ao trabalho missionário. Um dia um profeta com antipatia contra o Cristianismo espalhou o boato de que haveria desastres naturais ou epidemias por causa da ira dos deuses egípcios. Em meio as perseguições sofridas pelos cristãos, Apolônia, arriscava-se ajudando a quem podia, visitando prisioneiros e providenciando-lhes o que estivesse ao seu alcance.
Por sua fé permaneceu forte, até mesmo quando o povo frenético e em fúria, esmagaram o seu maxilar, extraíram dentes, cortaram-lhe a pele e, finalmente, foi queimada até a morte. Isso ocorreu durante o reinado de Philippus Arabus. Embora alguns detalhes do incidente são incertas, foi relatado em uma carta escrita por Dionísio de Alexandria, enviada para Fabius de Antioquia.
Apolônia se tornou um santa mártir e foi adorada como santa protetora das dores de dente e considerada como a padroeira dos dentistas.
Na mão esquerda ela segura um ramo de palma que simboliza o mártir, cuja morte paradoxalmente é o seu triunfo. Na outra mão segura um "forcepes" com um dente preso, simbolizando o mártirio que sofreu.
 Seu dia é celebrado em 09 de fevereiro.
Fonte: The Fondation for Sacred Arts
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales