TEMÁTICA

Este espaço tem a finalidade de apresentar tópicos e técnicas usadas na odontologia visando informações básicas e orientação na profilaxia e prevenção da saúde bucal dos pacientes do consultório, além de curiosidades e história da odontologia

19 de jul. de 2010

Dentadura de Winston Churchill vai a leilão




Estátua de Winston Churchill, em Londres.(Peter Macdiarmid/Getty)
Uma dentadura parcial do premiê britânico Winston Churchill, feita de ouro e especialmente desenvolvida para disfarçar seu problema de dicção, será colocado à venda este mês. A dentadura parcial, que a casa de leilões Keys catalogou com um valor estimado de cerca de 13 mil reais, está sendo vendida por um filho do técnico que foi comissionado para fazê-lo.

Uma réplica está em exibição no museu da Escola Real de Cirurgiões e uma terceira foi enterrada com Churchill em 1965. Segundo os documentos escritos pela escola de cirurgiões, a dentadura foi "cuidadosamente elaborada para garantir que Churchill segurasse sua dicção caracteristicamente ininteligível - uma tentativa deliberada de superar um ceceio (língua presa) de infância".
"Churchill vivia com medo de perder seus dentes falsos e, portanto, sua voz, e insistiu para que houvesse dentaduras reservas sempre à mão," acrescentou. Dentes postiços são a última peça dos objetos de Churchill a serem leiloados. Ainda neste ano, um de seus charutos fumados pela metade foi vendido por mais de 12 mil reais.

Outros itens do catálogo incluem uma caixa de charutos da era vitoriana com as iniciais de Churchill na tampa, dois baralhos feitos para Churchill com uma cópia de sua assinatura atrás das cartas e uma braçadeira usada por um funcionário no velório de Churchill. O leilão será realizado em Norwich, leste da Inglaterra, no dia 29 de julho.

(Com agência Reuters)