TEMÁTICA

Este espaço tem a finalidade de apresentar tópicos e técnicas usadas na odontologia visando informações básicas e orientação na profilaxia e prevenção da saúde bucal dos pacientes do consultório, além de curiosidades e história da odontologia

2 de nov. de 2009

TERAPIA AJUDA CRIANÇA A SUPERAR MEDO DE DENTISTA



Uma nova técnica desenvolvida pela Universidade de São Paulo, baseada em método que usa histórias e desenhos, auxilia no tratamento odontológico de crianças e adolescentes, revelando a origem da fobia que alguns sentem da consulta com o dentista.

Foram avaliadas 15 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 14 anos, da cidade de São Paulo. Elas foram encaminhadas por dentistas que não conseguiam atendê-los devido à fobia que apresentavam. Durante a consulta, eles choravam, não deixavam aplicar a anestesia, pulavam da cadeira, fechavam a boca de uma maneira que impedia o acesso dos dentistas, entre outras ações que impossibilitavam o atendimento, enquanto os mais novos, entre dois e três anos, chutavam ou tentavam morder o dentista.

Durante três semanas, estas crianças e adolescentes fizeram cinco desenhos ligados ao medo que sentiam do dentista e contaram cinco estórias associadas a cada um desses desenhos. Com isso, eles conseguiam verbalizar o próprio medo. Durante as sessões, que duravam em média 50 minutos, uma psicanalista fazia intervenções comentando algo ligado à estória que o paciente contava. A dinâmica possibilitou que, a partir da verbalização dos medos da criança, a psicanalista conduzisse a sessão psicoterapêutica de maneira que esses medos pudessem ser entendidos e, muitas vezes, minimizados e até superados.

Dos 15 pacientes que participaram do estudo, 14 conseguiram superar o medo e ser atendidos pelos dentistas. Outros três, além desses 15, abandonaram o tratamento antes do final da pesquisa. Para os pesquisadores, esta pode ser uma solução simples para acabar com o problema evitando sedações e traumas futuros. Eles esperam introduzir a nova técnica no atendimento odontológico a partir do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário