TEMÁTICA

Este espaço tem a finalidade de apresentar tópicos e técnicas usadas na odontologia visando informações básicas e orientação na profilaxia e prevenção da saúde bucal dos pacientes do consultório, além de curiosidades e história da odontologia

7 de ago. de 2009

FIO DENTAL: Saiba como surgiu?


Durante a história, os seres humanos sempre lançaram mão da criatividade para remover pedaços de comida entre os dentes. Para tanto, usavam palitos, gravetos e uma série de objetos que removessem a comida entre os dentes.
Em 1815, o dentista americano Levy Spear Parmly, fez um fio de seda
O desenvolvimento de um fio com esse propósito específico só veio em 1815, com o cirurgião-dentista norte- americano Levi Spear Parmly. Sentindo o problema dos seus paciente, passou a recomendar que usassem o seu próprio fio dental, feito de seda, que ele dava aos pacientes.
A produção em escala industrial só veio em 1888, com a empresa Codman & Shurtlef. Em 1898, a Johnson & Johnson passou a ter a primeira patente. Após a Segunda Guerra Mundial, o uso do fio dental se disseminou pelo mundo. Foi nessa época que Charles C. Bass desenvolveu o fio de nylon, mais resistente e elástico. Hoje, há no mercado uma grande variedade de tipos, marcas e sabores. No Brasil, o consumo de fio dental já passa de um bilhão de metros por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário